×

Plataformas que contribuem para o bem

No mês que nos lembra da luta pela prevenção do suicídio, as redes sociais estão contribuindo – e muito – com esse propósito.

A Campanha Setembro Amarelo teve início em 2015 numa parceria entre o CVV (Centro de Valorização da Vida), ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e CFM (Conselho Federal de Medicina), utilizando todos os dias do mês para abordar o tema e alertar a população brasileira sobre os riscos.

Para ajudar a combater o número de suicídios no Brasil, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, criou recursos dentro da rede social para contribuir na prevenção dos casos. É possível relatar casos, denunciar vídeos ao vivo, revisar o conteúdo da plataforma, dentre outros.

Através do próprio feed do Facebook, se algum usuário percebe uma atividade diferente vinda de outro usuário, ele pode marcar a opção “Eu quero ajudar!”. Imediatamente, o Facebook avalia o comentário, entra em contato com o usuário dizendo que existe alguém que quer oferecer ajuda.

Através dos vídeos ao vivo do Facebook, também é possível notificar se alguém está cometendo uma tentativa de suicídio. Caso o usuário autor do vídeo realmente esteja praticando essa tentativa, quem estiver assistindo pode denunciar pela opção “Suicídio ou automutilação”. Imediatamente, a ferramenta envia uma mensagem orientando que o usuário entre em contato com autoridades policiais para impedir que o ato de fato aconteça.

Pelo Instagram também é possível denunciar uma tentativa de suicídio. Caso o usuário veja uma imagem e perceba essa tentativa, ele pode denunciar a imagem marcando-a como imprópria e logo em seguida marcar a opção automutilação. Logo em seguida, o usuário dono da imagem recebe uma notificação da rede social que lhe envia a seguinte mensagem: “Alguém viu o post e pensa que você pode estar passando por momentos difíceis. Se precisar de suporte, podemos ajudar”.

Somos a Yell Mobile, especializados e apaixonados pelo universo de tecnologia móvel. Fazemos parte do Grupo Rastrecall, empresa com mais de 15 anos de atuação no segmento mobile, com mais de 100 pontos de venda no RJ e SP, top 10 em venda de marcas como Samsung e Motorola no país e trazemos toda essa paixão e dedicação também para o nosso e-commerce. Com a Yell é possível resolver tudo o que precisa para seu smartphone em um único lugar.

ler mais

Rastrecall Representações Comerciais de Telecomunicações. CNPJ 05.053.441/003786